Aos Amantes da Bíblia

Este blog têm sido construido com a finalidade exclusiva de salvar das falsas doutrinas aqueles que têm o ardente desejo de se aproximar de Deus, como manda o próprio Deus, quando diz: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares" (Josué 1.8,9)



Faça bom proveito dele



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Deus em quem tenho crido

O Apóstolo Paulo deparou-se muitas vezes com problemas relacionados com o Deus que as pessoas escolhem para crer. Parece estranho esta minha colocação, mas você vai certamente entender o porque.

Em Gálatas 1.1, o grande Apóstolo inicia a sua escrita assim: Paulo, apóstolo não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,... Neste versículo ele deixa bem claro que a sua fé e chamada não teve nenhuma influência humana; com efeito, tu do o que ele fez e realizou foi com base no que recebeu diretamente da parte de Cristo. E o que é que Paulo recebeu diretamente de Cristo para realizar senão a incumbência da proclamação da maior notícia alvissareira de todos os tempos: vida eterna? Porém, em Atos 9.16, Jesus, a respeito de Paulo e essa grande obra que ele ia realizar em nome Jesus, diz a Ananias: “... pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.

Não é mistério a obra da redenção, mas para muitos ainda o é. Mas isso é porque o ser humano é tão materialista e dado ao comodismo que até a obra da redenção, que é vivida em meio a muitas aflições e tribulações, tem-na transformado em fonte de renda e vida deleitosa.

• Muitos estão se aproximando de Deus, crendo no seu poder somente para ser curado de alguma enfermidade ou defeito físico, como os dez leprosos, que clamaram a Jesus: Mestre tem compaixão de nós! (Lucas 17.13), e Jesus curou os dez, mas só um voltou para dar graças a Deus. Porém, para o que voltou para agradecer, Jesus disse: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou (v. 19) Os dez foram curados, mas só o que voltou reconhecendo o grande favor de Deus foi digno de salvação, e é o que está acontecendo com muitos, hoje: só estão recebendo do Senhor cura, porque a sua fé só alcança até ai.

• Outros tantos estão se aproximando de Deus crendo que Ele tem poder para propiciar bens materiais em abundância; e, para se obter bens materiais, são vários os versículos bíblicos usados por certos pregadores, mas os mais usados são: “... e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis (Mateus 21. 22). O argumento do pregador, então, é: Irmão, pode pedir, mas não peça qualquer coisa. Se você quer um carro, não peça um Fuska, porque Fuska não é carro; peça um BMW. Se você quer uma casa, peça uma casa com vários quartos. Porém, para quê pedir tão alto, se o salário do irmão que está pedindo tais bens, talvez, não chega para tanto. Como é que o tal irmão vai fazer para manter tais bens, como estes? Mas o versículo para entender que nem tudo o que pedimos vamos receber é este: E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (I João 5.14) Este versículo nos faz entender que ainda que creiamos, só receberemos o que pedimos, se pedirmos segundo a sua vontade. Mas, se Ele resolver dar a você o que você está pedindo, não sendo esse pedido segundo a Sua soberana vontade, dispensa, porque Deus é um Pai amoroso, certas vezes Ele resolve nos dar o que pedimos insistentemente para aprendermos uma lição. E,se quer saber, não queira aprender essa certa lição. O bom mesmo é deixar o Pai realizar a sua soberana vontade em nós.   

• Outros estão se aproximando de Deus por que crêem num Deus que tem poder para propiciar uma vida regalada, sem sofrimentos, e os versículos bases usados por certos pregadores são estes: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. E por amor de vós (dizimistas) repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo será estéril, diz o Senhor dos exércitos” (Malaquias 3.10,11); dando a entender que a partir do momento que a pessoa começa a dizimar já não haverá mais falta de emprego e as doenças não serão mais um problema; a pobreza também já era. Diante dessas realidades, queremos deixar bem claro que a Bíblia pode ser usada para dar vida e também para matar.  Cuidados com os que estão usando-a somente para matar.

Prezado leitor, não pagamos o dízimo e nem o damos, que é uma expressão erroneamente usada pela maioria dos cristãos, mas entregamo-lo a quem de direito; porque o s dízimos são de Deus. Quando retemos o dízimo conosco, estamos roubando a Deus. Está escrito: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas” (Malaquias 3.8) Sendo assim, não temos o direito de exigir nenhum favor de Deus. Quando Eles nos abençoa, Ele o faz porque a sua natureza é puramente amor (I João 5.3).

O Deus em quem temos crido

O Deus em quem temos crido é o mesmo Deus de Abraão, que sendo chamado, não olhou para os bens materiais, mas saiu da casa de seu pai rumo ao desconhecido, crendo somente na voz que o chamara. Antes de ser digno de receber alguma coisa de Deus, Abraão deu de livre vontade tudo de si; sem vacilar e murmurar, deu o que mais amava: seu filho. Mas a partir daí o grande patriarca conquistou do seu Deus a posição mais abençoada possível: a de ser chamado de amigo de Deus (Isaías 41.8)

O Deus em quem temos crido é o mesmo Deus de Jó, que tendo sido um crente sincero, reto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1.1), perdeu a saúde (Jó 2.7,8), os filhos, os bens materiais (Jó 1.16), os parentes e os amigos (Jó 19.14) E como se não bastasse, a sua mulher, em vez de ajudá-lo, ainda tentou empurrá-lo mais para a desgraça (Jó 2.9) Mas Jô, em meio a tudo isso, mostrou que a sua fé não estava apoiada somente num Deus de prosperidade material e de curas físicas, mas num Deus que podia resgatá-lo daqueles momentos terríveis; e assim chegou a dizer: “Ainda que Ele me mate, nEle esperarei;...” (Jó13.15) Se a fé de Jó fosse uma fé materialista não teria suportado todo aquele sofrimento. A fé desse exemplo de crente o levou à salvação.

O Deus em quem temos crido é o mesmo Deus de Paulo, que, ainda que conciderado pelos maiores teólogos, como o maior apóstolo de todos os tempos, sofreu horrores na sua caminhada com Cristo (II Coríntios 11.23-28). Mas a fé do grande apóstolo não estava apoiada em bens matérias e nem em curas físicas; e a prova disso está em I Timóteo 6.7-12) E não só, mas também disse: “Sei passar necessidade, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.12,13), mostrando, com isso, que não cria num Deus somente de bens materiais e curas físicas, mas num Deus que lhe dava poder para ficar firme tanto na abundância como também nas necessidades.

Paulo disse: “... eu sei em quem tenho crido,...” (II Timóteo 1.12)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Qual é a Igreja Verdadeira?

Os católicos apostólicos romanos dizem: É a nossa! Os ortodóxos dizem: É a nossa! Os católicos apostólicos evangélicos dizem: É a nossa! Os espíritas dizem: Somos nós! E assim as pessoas vivem confusas, querendo Deus, mas não sabendo onde encontrá-lo. A resposta a respeito de qual será a Igreja verdadeira é simples, mas leva algum tempo para se saber, com certeza. Porque, infelizmente, hoje, masi do que nunca, para se saber mesmo onde permanecer, para adorar a Deus como se deve, é preciso um processo de investigação. Primeiro procuramos saber, através das pessoas, qual a Igreja mais respeitada na cidade. Depois de sabermos, vamos para ali e ficamos por um certo tempo, comparando os ensinos dessa Igreja com as Escrituras. Apesar de nenhuma Igreja ser 100% perfeita, mas tem aquela que chega mais perto da Escrituras. Quando encontrá-la, fica nela. Infelizmente, hoje, tem que ser assim.

A prática da Palavra é que determina qual a Igreja verdadeira.

As escrituras são tão importantes que Paulo, na sua carta aos Romanos, capítulo 10 e o versículo 17 diz: Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

Paulo, em I Timóteo 6.3,4 diz: Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira, acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas.

Paulo, que acima, esclarece a respeito dos que não se conformam com as sãs, agora, em II Timóteo 1.13, pede para  Timóteo conservar o modelo das sãs palavras que dele o próprio Timóteo tinha ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus; ... Ainda, com muito zelo pela Palavra, o grande Apóstolo exorta Timóteo a que maneje bem a Palavra da verdade (II Timóteo 2.15)

Paulo, em Tito 1.9, exorta  Tito a reter firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes.

Paulo, em Gálatas  1.6, diz as seguintes palavras: Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, ... Há outro evangelho? Sim! E muitos o estão seguindo. Observa na sua Igreja e veja se certas práticas condizem com as Escrituras. Paulo, já, naquele tempo, dizia: ...o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo (Gálatas 1.7) Sendo conhecedor desse fato, ele enfatiza a importância do verdadeiro Evangelho, dizendo: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema (Gálatas 1.8). Porém, o que acontece é que muitos pregadores estão pregando um evangelho com práticas tão estranhas, e milhares de pessoas  não estão percebendo e estão se envolvendo nessas práticas estranhas às Escrituras. Mas o apóstolo deixou bem claro para nós que viria o tempo em que não sofreriam (aceitariam) a são doutrina;  mas tendo comichão nos ouvidos, amontoariam para si mestres (pastores, pregadores) conforme as suas próprias concupiscências (desejos carnais); e desviariam os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (estorias artificialmente compostas) , isto é, cheias de filosofias e práticas que não têm nada a ver com as Escrituras. São pessoas que têm interece por Deus, mas um interece puramente material. Para elas Deus é um templo bonito com muita gente e um programa na TV ou onde há muitos milgres, onde se dá dentes de ouro, casa, carro, etc, quando Cristo diz que onde estiver dois ou tres reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18.20)

Então? A igreja que você está é a verdadeira? Ah! Você não gosta de ler a Bíblia? Disseram pra você que quem lê a Bíblia fica doido? Você caiu nessa? Não percebeu que era o diabo sussurrando no seu ouvido? E como é que você vai saber a forma correta de adorar a Deus, se não gosta de ler a Bíblia? Acha que Deus aceita qualquer tipo de adoração? Você quer continuar aceitando esse conselho malígno ou aceitar o conselho de Deus para Josué, que diz: Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Josué 1.8)?

Olha só o fim daqueles que acham que é de qualquer maneira que se adora a Deus: Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade (Mateus 7.22,23) Está vendo? Eles profetizavam, faziam maravilhas em nome de Jesus e até expulsavam demônios, mas não adavam conforme a Palavra.

Adquira o costume de ler a Bíblia; caso contrário, você não chega lá. Cuide-se! A paz!


terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que o cair pelo Espírito tem a ver com a Bíblia?

O que o cair pelo Espírito tem a ver com a Bíblia? É de deixar qualquer amante da Palavra de Deus estarrecido. E o versículo usado como base para afirmar tal prática é: "... de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus (II Crônicas 5.14)

 Meu Deus, aonde vamos chegar com isso?  A maioria das pessoas não tem conhecimento de que a maneira de adorar dos israelitas era, e ainda o é, prostrando-se, com o rosto a tocar o chão (Gênesis 17.3,17; Gênesis 19.1; I Reis 18.39; II Crônicas 20.18; Neemias 8.6;)  O fato de os sacerdotes não terem podido estar em pé é o mesmo fato acontecido com Daniel, quando ouviu o som das palavras do ser celestial que lhe apareceu. Daniel disse: Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma.Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra (Daniel 10.8,9)

Uma coisa é certa: os que conhecem as Escrituras sabem tudo o que Deus faz tem um resultado muitíssimo benéfico e fica realmente patente aos olhos de quem quer que seja, ainda que digam que só vêem os que tem fé.

Para a prática do cai-cai ser bem sucedida, tem quem haver pessoas que fiquem atrás daqueles que vão cair; para os segurar; para que não se machuquem. Parece que Deus se tornou um cara mau, que, além de derrubar as pessoas, como podemos ver neste vídeo, se alguém quiser receber o poder ao cair, tem que levar uma pessoa auxiliar, para que, quando cair, não machuque a cabeça. Nunca se precisou disso. Mas sabe o que é que aconteceu? Deus mudou. Deus mudou? Está escrito: Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos (Malaquias 3.6) Em Hebreus 13.8 diz: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Mas o Diabo sabe que a maioria das pessoas não liga para as Escrituras e gosta de certas práticas. As pessoas dão a até testemunhos de que, quando caíram, receberam poder, etc. O que elas não sabe é que a mente é enganosa. Es tá escrito: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? (Jeremias 17.9) Por isso, não devemos viver uma vida cristã pelo que sentimos; a vida cristã tem uma bússola: A Bíblia.

Mas as coisas vão acontecendo como está escrito: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. (II Timóteo 4.3,4) 1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,... (I Timóteo 4.1)

Já desde os tempos antigos havia quem gostasse do diferente; achavam as coisas de Deus muito monótonas; queriam fogo, mais poder, como Nadabe e Abiú, que ofereceram fogo estranhos e, por isso, ironicamente, morreram no fogo de Deus (Levítico 10.1,2) 10 "... o rei Acaz foi a Damasco para se encontrar com Tiglate-Pileser, rei da Assíria; e, vendo o altar que estava em Damasco, enviou ao sacerdote Urias a figura do altar, e o modelo exato de toda a sua obra. E o altar de bronze, que estava perante o Senhor, ele o tirou da parte fronteira da casa, de entre o seu altar e a casa do Senhor, e o colocou ao lado setentrional do seu altar (II Reis 10,14) Em suma: o rei Acaz tirou o altar do Senhor de letra e colocou a cópia de um altar pagão em seu lugar. É assim que muitos estão fazendo hoje, tirando as práticas bíblicas e implantando supostas práticas bíblicas, como o fogo estranhos dos sacerdotes Nadabe e Abiú e o Altar pagão do rei Acaz. Esta pessoas se mostraram insatisfeitas com o que somente de Deus e buscaram coisas novas. Mas as Escrituras nos dá um grande conselho: Filho meu, teme ao Senhor, e ao rei; e não te entremetas com os que gostam de mudanças (Provérbios 24.21) Porque podemos mudar, mas mudar para as práticas bíblicas, e não para as coisas que supostamente são bíblicas. Porque tudo o que Deus faz tem um resultado benéfico e patente aos olhos de quem quer que seja.   

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O três únicos tipos de óleo apresentados na Bíblia.

1º - O primeiro tipo de óleo - Está escrito: Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente. Na tenda da revelação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o Senhor; este será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel pelas suas gerações (Êxodo 27.20,21) Este tipo de óleo era produzido somente para os castiçais do Tabernáculo, modelo dado por Deus a Moisés, no deserto.

2º O segundo tipo de óleo - Está escrito: (v.22) Disse mais o Senhor a Moisés: (v.23) Também toma das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, (v.24) de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him. (v.25) Disto farás um óleo sagrado para as unções, um perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado para as unções. (v.26) Com ele ungirás a tenda da revelação, a arca do testemunho, (v.27) a mesa com todos os seus utensílios, o candelabro com os seus utensílios, o altar de incenso, (v.28) a altar do holocausto com todos os seus utensílios, o altar de incenso, (v.29) Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que as tocar será santo. (v.30) Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio. (v.31) E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o óleo sagrado para as unções por todas as vossas gerações. (v.32) Não se ungirá com ele carne de homem; nem fareis outro de semelhante composição; sagrado é, e para vós será sagrado. (v.33) O homem que compuser um perfume como este, ou que com ele ungir a um estranho, será extirpado do seu povo.  Este óleo foi produzido somente para a únção do sumo sacerdote e seus filhos e o tabernáculo com seus untencílios. Como está escrito no versículo 32: Não se ungirá com ele carne de homem, isto é, de qualquer outro homem.

3º O terceiro tipo de óleo - Está escrito: Está doente algum de vós? Chame os anciãos (em outra versão: presbítero)  da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor;... (Tiago 5.14) Este tipo de óleo era para ungir uma pessa que estivesse doente; e note: era para chamar os presbíteros.

Porém, que tipo de óleo é esse que anda na mão dos membros comuns da Igreja?





terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tornando a Bíblia um livro obsoleto

O cai cai
O que está acontecendo hoje, neste culto, não está escrito na Bíblia, amados irmãos; mas, como o Espírito Santo não está sujeito só à Bíblia, podemos afirmar com toda certeza que é o poder de Deus - Este é um dos muitos argumentos usados por certos pregadores e Pastores, para que as suas produções de supostas curas e milagres sejam bem aceitas no seio da Igreja; e, se algum crente disser que não está vendo nada, eles, ousadamente, com a maior cara-de-pau, dizem: Não vê porque não tem fé. Mas geralmente não aparece ninguém para dizer que não está vendo nada. O que, na verdade, acontece é que, por falta de interesse da maioria dos crentes em conhecer o livro de Deus, estes malditos argumentos têm sido aceitos e a Bíblia, na boca desses pseudos pregadores vai se tornando obsoleta. Olha esta foto acima À vinte anos atrás isto só acontecia quando alguém era possuído por um espírito demoníaco, mas, hoje, cair no chão é sinônimo de poder de Deus. Só um detalhe: tudo o que Deus faz tem um resultado visível, maravilhoso e poderoso; porém, olha para a vida dessas pessoas que caem e vejam se há um resultado assim. Igreja, nunca foi preciso cair para receber o poder de Deus. Mas quanta gente neófita no conhecimento tem caído e até se machucado; mas até gente há para segurar essas pessoas quando caem. o Deus criador se transformou em um Deus de desordem e necessitado de ajuda?

Amada Igreja, dizer que o Espírito Santo não está sujeito à Bíblia é um grande pecado; e esse pecado tem sido praticado por falta de conhecimento ou por pura maldade mesmo.


O próprio Deus indica, como manual de sobrevivência do crente, a Bíblia, quando diz a Josué: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido" (Josué 1.8)

Josias só percebeu que Deus estava irado com o povo de Israel quando alguém leu para ele as Escrituras (II Reis 22.11-13)


Jesus, sendo tentado pelo diabo, mostrou o poder que a Bíblia exercia na sua vida. Na primeira investida do inimigo Ele, já, logo respondeu: Está escrito: ... (Mateus 4.4). Na segunda, Ele responde: Também está escrito... (Mateus 4.7) E, na última, Ele dá o cheque-mate no inimigo com a seguinte resposta: Vai-te, Satanás,... (Mateus 4.10)


Outras passagens bíblicas que mostram a importância vital da Bíblia para a vida do cristão: Mateus 21.42, Mateus 22.29, Mateus 26.54, Marcos 12.10, Marcos 12.24, Marcos 14.49, Marcos l5.28, João 2.22, João 5.39, João 10.35, João 13.18, João 17.12, João 19.24, Atos 17.2, Atos 17.11, Romanos 15.4, I Coríntios 15.3, Gálatas 3.8, Gálatas 4.30. Tudo isto para que, hoje, pregadores sem conhecimento ou inescrupulosos, amantes de si mesmos e mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de quem serve a Deus, mas negando os resultados desse serviço (II Timóteo 3.4,5), vivam nos púlpitos a fazerem da Bíblia um livro ultrapassado? E o pior é que a Igreja está aceitando isso. Meu Deus, aonde vamos parar?


Você, prezado irmão(a), que está começando a dar os primeiros passos na vida cristã, não dê muito valor à aparência dos pregadores e pastores, aliás, de homem nenhum; respeite-os, honre-os, mas, em relação as pregações e os ensinos bíblicos dados por eles, pergunte sempre se está escrito e peça para que mostrem na Bíblia. Mas isso não é tudo; arrume sempre um bom tempo para lê-la. Faça isso com muita atenção por que é a tua vida que está em jogo. Jesus disse que os que fizeram o bem (aceitaram o Evangelho) sairão para ressurreição da vida e os que fizeram o mal (não aceitaram o Evangelho), para a ressurreição da condenação (João 5.28,29) Portanto, é importante ter conhecimento do Manual que tem poder para preparar a tua vida para a vida eterna; e o Espírito Santo, que está sujeito à Bíblia, porque foi Ele mesmo quem inspirou os homens a escreve-la, vos fará lembrar de tudo ( ler João 12.16 e João 14.26) Amém!